Branding Open Source

por | fev 25, 2015 | Artigos, Marketing Digital

Como gosto de fazer sempre, vamos definir Open Source para começar a entender a relação entre marca e o conceito open source.

Open Source é: qualquer tipo de trabalho criativo (por exemplo, artigos, imagens, áudio, vídeo etc.) que pode ser utilizado sem (ou com poucas) restrições legais (podendo ser de domínio público ou publicado sob uma licença de direitos de autor não-restritiva) e que é distribuido num formato que explicitamente permite a cópia da informação. Mas conteúdo aberto também descreve conteúdo que pode ser modificado por qualquer um. Claro que não sem revisão anterior por outras partes atuantes – mas não há um grupo fechado como um editor comercial de enciclopédia responsável por toda as alterações.

Assim como programas cujo código-fonte é aberto são por vezes descritos apenas como software livre, materiais de conteúdo aberto podem ser mais brevemente descritos como materiais livres.

Porque Open Source e o que isso tem a ver com Branding?

Essa característica do mundo open source tem de abrir o coração de seu trabalho para a comunidade, permitindo que outras pessoas contribuam com o andamento do processo de desenvolvimento ou criação de algo está no cerne do que está se chamando de Open Source Branding. Teorias como a convergência de mídia indica esse caminho de abertura no acesso as marcas no mundo contemporâneo. Conteúdo recriado, histórias incorporadas e reeditadas e colocadas em comunidades pela internet a fora. O usuário se apropria da marca, participa do seu desenvolvimento em certa medida, responsável por ela.

Dependendo da sua atitude perante seu consumidor/usuário isso pode ser uma vantagem competitiva enorme. Mas agora você deve estar se perguntando:

O que isso tem a ver com minha empresa?

Como já foi visto na definição, conteúdo aberto (e em nosso caso, marca também), é aquele que é liberado para a reedição pública. Ora, se sua marca tenta se aproximar dessa tendência deve pensar nas maneiras de abrir esse acesso. Sua marca conta uma história pública que, estando online, vai estar registrada ad infinitum na memória dos buscadores. Abrindo o acesso você abre a possibilidade da participação de seus usuários nessa construção, além de conduzirem certas conversações acerca de sua presença online.

Um exemplo:

Você vende sapatos, tem um bom público consumidor, pequeno, mas fiel, que gosta de seus produtos. Com o Open Source Branding, sua marca integra à história dela outras vozes. Agora vamos imaginar que um concorrente comece um campanha de difamação online para atacar sua credibilidade. Começam a aparecer mensagens em sites e blogs, comentários em fóruns e etc, afirmando que tiveram problemas com seu produto, que eles não são mais os mesmos. Um problema aparentemente incontrolável. Agora, se sua empresa faz produtos bons, tem um ótimo relacionamento com seus clientes e além disso, gerencia sua presença online de forma correta, faz todo sentido usar Branding Open Source.

Muito provavelmente seus usuários detectarão essa difamação e terão vontade e liberdade para defender, perante um ataque injusto, a verdade, ou seja, sua marca. Me entenda bem, não é que você não deva monitorar sua reputação online e entregar esse papel nas mãos de seus consumidores, mas abrir acesso história de sua marca, trará para perto de sua empresa, seus clientes.

Faça as coisas com verdade, seja sincero nessa relação e acompanhe o resultado, tenho certeza que além de aprender bastante vai se surpreender.

Branding Open Source e Gestão de Presença Online

Como deve ter dado para perceber Open Source Branding e gestão de presença online têm muito em comum. Não sabe o que é gestão de presença online? Dá uma lida no artigo. Quando uma marca abre o seu “código fonte”, fazer a gestão da presença online dessa marca se torna fundamental. Acompanhar o andamento, monitorar a constância de suas mensagens ao público, ser principalmente coerente e orientar os desvios, tanto por parte de sua empresa e funcionários, quanto dos usuários. Todo esse processo de reciprocidade pode, se bem conduzido, trazer excelentes resultados.

Em termos de SEO muito mais ainda, a quantidade de links altamente relevantes apontados para o seu site, pode fazer com que ele suba muito no ranking das buscas orgânicas.

Do meu ponto de vista, Branding Open Source e Gestão da Presença Online são potencializadas se sua empresa conhece e aplica os conceitos da convergência de Mídia (em breve escreverei sobre isso). A Convergência a que me refiro foi definida por Henry Jenkis em seu livro “Convergência de Mídias”:
…fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entreterimento que desejam.
Ainda segundo Jenkins, essa convergência não é tecnológica e sim cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos. Ficar ligado no comportamento dos consumidores, suas experiências e movimentos em busca de conteúdo é muito importante nesse novo mundo.

 

Branding Open Source e Convergência de Mídia

Há uma aparente dicotomia entre controle e liberdade, entre monitoramento e confiança, que fica para trás em uma análise mais profunda. Quando seu conteúdo (ou sua história) usam as mídias de modo convergente é importante atentar para duas coisas: coerência no discurso e controle as interações entre sua marca e o mundo lá fora.

É papel da Gestão da Presença Online manter sua história de marca coerente e é papel do Branding Open Source angariar pessoas para esse grupo de pessoas que gira em torno da marca. Porque, ao contrário dos seus funcionários, que recebem para fazer esse papel, as pessoas que voluntariamente se dispõem a participar, terão perante sua comunidade, mais reputação. Sua palavra, um peso maior.

É claro que muitas empresas perceberam isso e já tentam manipular esse processo contratando funcionários para interagirem em seus nomes, fingindo ser quem não são. Isso vai contra um fundamento importante, a verdade nas relações de sua marca com seu público, não se engane, online uma mentira contada (e descoberta) pode danificar sua reputação de uma maneira que você nem imagina. Para um trabalho duradouro e de qualidade não há atalhos.

Controle sobre minha marca

É normal ter medo de perder o controle sobre sua marca. Empresários temem por seus produtos e lucros, designers pelo controle sobre suas criações e o marketing por todo o resto. É totalmente normal. Partilhar algo que deu tanto trabalho para construir dá medo, receio.
Mas como você pode ter percebido, pode trazer bons resultados. Enfim, é algo muito novo e ainda bastante discutido. O que eu recomendo é que você, como empresário, deve saber para onde o mundo anda, para aonde seu mercado aponta. Para manter um negócio crescendo hoje em dia, vejo a necessidade de manter as marcas jovens, falando com o seu público atual mas entendo aqueles que serão os novos consumidores.
E como se mantem um discurso tão amplo, coeso?
O Branding Open Source pode ser uma maneira. Abrir acesso, partilhar sua história, reeditar com a participação de seus usuários, insere nesse discurso vozes que você não teria ouvido de outra maneira.
Sua responsabilidade sobre sua marca cresce, na medida que o controle sobre sua história tem que ser ampliado, porque quanto mais entradas de acesso mais possibilidades de desvio, mas também, possibilidades de contribuição.

Pare, pense e meça os prós e contras.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

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