Busca Social ou Como uso as Comunidades?

por | jun 10, 2015 | Artigos, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

Por Busca Social quero dizer a busca feita usando ferramentas, sejam elas sites ou aplicativos, visando encontrar, identificar e acompanhar conteúdos criados por seus usuários.

No último artigo escrevi sobre o poder do twitter na gestão da presença online. Se você ainda não leu pode fazê-lo agora. Um dos usos que faço dessas ferramentas é a busca social.

Por Busca Social quero dizer a busca feita usando ferramentas, sejam elas sites ou aplicativos, visando encontrar, identificar e acompanhar conteúdos criados por seus usuários. Outro termo recente para definir essa busca (e sua decorrente otimização de conteúdo) é o termo “Social Media Optimization” (SMO), criado há pouco mais de um ano por Rohit Bhargava, se refere a um conjunto de técnicas para gerar publicidade através de mídias sociais (social networks), como comunidades online e sites de relacionamentos.

Em minha opinião o SMO é a evolução do trabalho SEO. SEO 0 trabalha com otimização visando a relevância em resultados de busca, já SMO age de modo que o conteúdo possa ser facilmente descoberto em outros meios, distribuído, recombinado e partilhado entre diversas comunidades sociais. O que fecha um ciclo na gestão da presença online. Produzir conteúdo facilmente achado e compartilhado.

Todos sabemos que no cenário atual da internet, com conteúdo sendo gerado 24 h por dia – 7 h por semana é virtualmente impossível acompanhar todo esse movimento. Se focarmos nos tópicos que giram em torno das marcas que fazemos a gestão, usando as ferramentas certas para o trabalho, podemos mudar esse cenário ao nosso favor.

Eu daria humildemente um conselho: faça-se presente. Existem ferramentas online que fornecem sistemas de registro online em inúmeros sites “web 2.0″, serviços assim facilitam e propiciam que sua marca esteja presente em todas as comunidades que você queira. Estar onde seu consumidor esta é extremamente importante mas quando estiver por lá, e ele quiser falar com você, ouça!

Dependendo da característica de seu negócio, uma comunidade pode ser perfeita e outra irrelevante, é tão óbvio que beira o non-sense, mas não paro de encontrar empresas que não sabem ou não percebem isso. Estudar caso-a-caso e planejar essa gestão é fundamental e se precisar de um trabalho focado nessa gestão, me procure .

No Brasil o Orkut é além de um campeão de audiência, uma escolha óbvia. Cuidado com isso, faça uma busca nas comunidades, fale com as pessoas, tente entender o movimento de seus consumidores, como dizia Mark Twain , saiba onde as pessoas estão indo e então chegue lá antes, mas tenha em mente que o fato dessa comunidade ser tão homogênea pode levar a comportamentos um pouco afastados da realidade. Comunidades como Orkut 7, Facebook(que cresceu muito ultimamente), myspace e linkedin 5, tem características bem definidas e um perfil próprio de usuários.

Você deve estar se perguntando: “Ok, tudo muito bom, mas e o meu negócio? Como posso usar isso ao meu favor?” E eu lhe respondo: depende, claro, do tipo de seu negócio. Como eu disse, uma comunidade pode ser um perfeito desastre para sua marca quanto para outra pode ser tudo o que ela precisava. Aquelas velhas palavras que já citei em outros artigos: Planejamento, estratégia e técnica. Se dentro de seu plano de gestão de presença online não forem detectadas as comunidades certas para sua empresa (erro 1), na hora de definir as estratégias, provavelmente, a busca social vai ser esquecida (erro 2) e as técnicas que poderiam ajudar você não vão ser aplicadas.

Tente pensar o seu marketing online com viés social e use a busca em comunidades para entender seu público. Ser verdadeiro nesse contato é fundamental. Fique atento, comunidades sociais podem ser grupos de emails, blogs e muitas outras coisas, fique atento na interação de sua marca. Esse contato permite que contemos a história de nossa marca a um número bem maior de pessoas, deixar que elas tenham contato com ela e que possam reorganizar e redistribuir esse conteúdo é uma atitude de coragem mas que pode gerar muitos bons frutos, depois vou escrever sobre Branding Open Source e vou tentar ir mais fundo nisso.

Eu tenho feito dessa maneira:

  • Planejamento:
    Desde o início do planejamento da presença online de uma marca considero o uso de comunidades como meio de alcançar os objetivos. Uso a busca social para encontrar, identificar e monitorar essas comunidades;
  • Arquitetura:
    Definidas as comunidades inicio o processo de dividir meu conteúdo entre as mais relevantes. Uma foto em um grupo no Flickr tem um resultado muito melhor que perdida em um album no Orkut;
  • Redação ou produção:
    Saber que conteúdo não é só texto e que cada conteúdo pede um tipo de “redação” é o ponto de partida. Produzir cada conteúdo de forma a alcançar cada nicho é uma qualidade fundamental e na minha opinião, segredo de sucesso;
  • Distribuição:
    Comunidades definidas e conteúdo produzido e bem dividido é hora de distribuí-lo. Essa é a hora divertida;
  • Gerenciamento:
    Distribua e monitore. Tente marcar em sua ferramenta de estatísticas essas datas, o antes e o depois dessas ações, para saber quanto ganhou, de onde vem o tráfego, se o trabalho está tendo resultado e quais comunidades rendem mais. De tempo para amadurecimento, meça e reveja as estratégias caso necessário, analíse as técnicas e volte ao planejamento com mais conhecimento que antes.

Simples não? Bom simples não é, mas que dá resultado, isso dá. Tentei aí e me conte o que aconteceu, mas se precisar de uma força já sabe o que fazer.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

0 comentários

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This