BUSCA SOCIAL OU COMO USO O TWITTER?

por | maio 17, 2015 | Artigos, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

Tenho certeza que todo mundo que está na internet ou usa pelo menos de vez em quando já ouviu falar do Twitter.

E você, sabe o que é? Esse nome estranho aí é de um serviço de microblog, que são pequenos textos (até de 140 caracteres) que você pode receber tanto enviar quanto receber no seu navegador ou no seu celular. E além disso pode enviar suas micro-mensagens para todas as pessoas que “seguem” você.

Segundo a Wikipedia :

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoal de outros contatos conhecidas como “tweets”. Tweets são atualizações em textos de 140 caracteres.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS , SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey , o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes descrito como o “SMS da Internet”. [1]

Estimação do número de usuários varia, pois a empresa não informa o número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter tenha de 4 à 5 milhões de usuários. [2] Em Fevereiro de 2009 o blog Compete.com elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace )[3] .

Mas tudo bem, Twitter, rede social de micromensagens… muito bom, muito divertido. Mas para que serve?

Os usos são tão variados quanto sua imaginação, desde usos pessoais (manter contato com seus amigos, trocarem mensagens rápidas mesmo longe do computador), quanto empresarias (fazer acompanhamento de branding, gerenciar reputação, atendimento on-the-fly de relacionamento, etc). Seja qual for o seu caso, se você uma celebridade e gostaria de ter uma voz sua, oficial para seus fãs (e não deixar os fofoqueiros falerem por você), se você é uma empresa e não sabe o que falam de seus serviços na internet, pode usar o twitter para monitorar isso e melhor, entrar em contato direto com seus clientes.

Usos pessoais do Twitter:

Com já disse antes, esas ferramentas de micromensagens ou microbloging, que hoje em dia, estão começando a tomar o lugar de ferramentas como o email e os programas de mensagem instantânea, como o MSN. As gerações mais novas preferem ferramentas que permitam um acesso mais instantâneo ou automático, tudo ao mesmo tempo agora. Se você é assim ou não, não importa, manter contato e ser atualizado sobre o que seus amigos mais intímos fazem ou querem lhe falar é uma vantagem boa do twitter sobre outras ferramentas.

Abra seu perfil no Twitter e se quiser me adicione lá no Twitter .

Usos profissionais ou empresariais do Twitter:

Mas e se você gerencia uma empresa ou faz parte de uma equipe de sac? O Twitter pode fazer parte do seu dia-a-dia. Vou contar uma coisa que aconteceu comigo. Assinei com a UolHost os domínios desse site: contextoseo.com , contextoseo.com.br , contextosem.com e contextosem.com.br . Alguns problemas envolvendo cpf, cnpj e perda de prazos me levaram a procurar o sac online deles muitas vezes seguidas. Todas elas sem resultado efetivo. No desespero e na indignação por não poder resolver esse problema twitei (postar uma mensagem no twitter), uma reclamação sobre a falta de qualidade desse atendimento. Meus amigos, 30 segundos depois, recebi os boletos que precisava e um contato no Twitter de volta. Parei de interagir com eles através do atendimento online e só lido com o twitter. Eles me ligaram e tudo foi resolvido por conta desse atendimento rápido e no tempo certo.

Provavelmente foi isso que aconteceu: eles fizeram esse perfil no Twitter. Depois configuraram algumas ferramentas de monitoramento de algumas palavras-chave com o nome da empresa. E existem profissionais treinados que acompanham e interagem quando necessário, como nesse caso. Imagine agora você, se esse caso continuasse e tomasse vulto, o dano à marca é incalculável. O fato de poder acompanhar em tempo real essas mensagens torna possível intervir antes e não deixar esses problemas sairem do controle. Aconselho a todos a usarem a mesma estratégia.

Não sabe como fazer? Me procure e peça um orçamento .

Portanto, para sua empresa ou até mesmo se você é uma pessoa que se encara como empresa, no Twitter dá para acompanhar tendências (usando ferramentas de monitoramento), gerar buzz (usando outras ferramentas e técnicas de marketing online), branding (mesclando múltiplas ferramentas e técnicas). Fazer busca social (que defino como buscar qualquer assunto ou palavras usando ferramentas e/ou comunidades sociais), usando o Twitter é muito efetivo e a gestão correta durante o tempo correto, pode levar sua empresa/serviço a níveis de interação com seus consumidores que antes nunca imaginados por você. Experimente.

Relacionamento no Twitter vai ser, na minha opinião o assunto desse ano de 2009. A ferramenta foi criada com um objetivo bem claro, dizer o que você está fazendo agora nesse momento, mas a criatividade dos internautas levou seu uso a novos patamares. Por isso é correto afirmar que o limite é a imaginação do profissional ao lidar com ela. Os cuidados são os mesmos de qualquer ferramenta social, seja relevante, faça comunicação de duas vias, twitter mais que qualquer outra ferramenta é uma conversa. Não engane seu usuário, seja verdadeiro, você só tem a ganhar.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

1 Comentário

  1. projetomeusite

    Esse é um teste de comentário

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This