DESIGN E OTIMIZAÇÃO DE WEBSITES – CONTEÚDO

por | abr 1, 2015 | Artigos, Design Web, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

Se o usuário é rei nessa “nova web”, o conteúdo é quem realmente manda.

É através dele que novos usuários chegam ao seu site e é por causa dele que ele voltam, compram, interagem e se tornam fiéis. Bom né?  Então se conteúdo faz tudo isso por você, vamos colocar um monte de coisas no site já, certo? Não, calma. Caro amigo, vamos com calma. É aquele velho e batido papo: sem planejamento por ser tudo em vão.

Lá no ínicio do projeto, na parte que trata do conteúdo, antes da Arquitetura, defina o que vai ser produzido, que tipos de material vai ser produzido, o que mais tem relevância para o seu tipo de negócio, divida cada parte em uma mídia correspondente, a que seja mais coerente e mãos à obra. Dessa maneira fica mais fácil saber se usar comunidades (e quais usar) vai ser melhor para cada caso específico:
Uma loja online, que venda por exemplo sapatos, pode e deve usar releases de novos produtos em vídeo, crie um canal no Youtube e distribua, não reinvente a roda, use o que as ferramentas online tem a oferecer. Um outro exemplo pode ser uma produtora de casamentos criar um canal de fotos no Flickr e distribuir (com consentimento do casal lógico) as fotos para pessoas que curtem esse tipo de fotografia.
Os exemplos são muitos, se precisar de uma ajuda para usar essas estratégias em sua empresa, por favor me procure .

O planejamento correto vai ajudar a focar no tipo adequado para o seu conteúdo, distribuido nos canais corretos, sem desperdiçar munição à toa. Pense seu conteúdo, planeje, crie com cuidado (contrate se possível profissionais especializados nisso) e coloque nos canais corretos.

Eu acredito que a arquitetura desse material deve ter um plano MACRO e um MICRO.

Pensar de forma macro possibilita que sua marca conte uma história coesa, que a narrativa seja coerente, em todos os pontos de contato com seus usuários esteja um pedaço do todo.
Pensar de forma micro faz perceber que cada parte tem aspectos mais atraentes para um tipo certo de comunidade.

Eu faço da seguinte maneira:
Crio uma uma história, uma narrativa da marca, como se fosse um conto, com início/meio/fim. Depois de pronto vejo quais partes podem virar textos, imagens e vídeos, etc. Vejo o que os concorrentes estão fazendo e tento fazer melhor, aplicando os conceitos de Inteligência Competitiva. Definidos e criados, cada conteúdo é destinado a um tipo específico de ambiente online. Tento sempre deixar esse conteúdo o mais aberto possível, liberando quando possível sob licença Creative Commons 0.

Fique atento, conteúdo para mídias digitais não é só texto. Pense sempre em ampliar, vídeo, imagens, animações, interações e o que mais você poder inventar. Crie pensando na utilidade daquilo para o seu usuário, distribua pelos canais onde ele pode ter contato natural com sua marca, esteja presente onde seu usuário está, seja relevante, crie algo que possa ser útil, abra e facilite o acesso a esse conteúdo. E não esqueça: Monitore! Acompanhe o uso do seu conteúdo, fazer a gestão correta dessa interação online é tão (ou mais) importante que criar. Busque atualizar sempre que possível e informe as pessoas quando acontecer.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This