DESIGN E OTIMIZAÇÃO DE WEBSITES – DESIGN

por | mar 13, 2015 | Artigos, Design Web, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

Tenho visto em todos os lugares que trabalhei, grandes projetos serem arruinados por designs mal planejados.

Antes de começar gostaria de deixar aqui claro que esses posts não são para ditar regras, até porque estou sempre aprendendo coisas novas, não estou aqui para dizer isso, o que me proponho é tornar público o que penso sobre SEO e SEM, sobre marketing online e produção de sites, trocar idéias e conhecimentos com todos que estivem dispostos e aprender com todos. Se se poder com isso ensinar alguma coisa, fico muito feliz.

Projeto Interativo

Tenho visto em todos os lugares que trabalhei, grandes projetos serem arruinados por designs mal planejados, mas já vi sites resurgirem das cinzas por causa de uma reviravolta de projeto. Pensar um site desde o princípio é a melhor maneira de fazer, todos sabem disso, mas sejamos claros, quantas foram as vezes que vocês já viram isso ser feito?

Por conta de vários motivos (falta de escopo, erro de orçamento, experiência dos gestores, etc), muito sites são colocados em produção partindo do zero para o design. Na minha opinião é o caminho para o desastre. Pode sair algo bom dessa maneira? Claro que sim. Mas a chance de dar errado ou mesmo não alcançar todo o potencial é motivo mais que suficiente para rever esse processo.

Um planejamento cuidadoso e criterioso segue alguns passos:

  1. Definição do “problema” ou da Oportunidade – qual o motivo porque queremos um site?
  2. Definição das estratégias para atacar esse problema ou abraçar essa oportunidade – O que o site trará de positivo para você?
  3. Definição de prazos, “millestones”, requisitos técnicos, etc – Como esse site vai ser feito para conseguir atingir os objetivos?

Outros passos estão ai, isso é um resumo rápido, mas mesmo variando o processo é mais ou menos esse. E o Design tem que estar envolvido nisso desde o início, desde a:

Arquitetura da Informação

Definir a estrutura de um site é como definir a estrutura de uma casa, por isso a comparação com a Arquitetura. Caminhos, aberturas, portas, entradas e saídas. Retornos e rotas alternativas, cômodos e áreas de convivência podem ser termos compreensíveis tanto quando pensamos numa casa como em um site.

A Arquitetura de Informações guarda muitas semelhanças com aquela sua ancestral. A principal delas é a característica de ser centrada no ser humano: como a informação só pode existir em “comunidades de sentido”, a Arquitetura de Informações trata primeiramente de pessoas, buscando assegurar-lhes conforto e, somente depois, de tecnologia. Dar sentido a conteúdo criado e posto online por seu site é de extrema importância, e profissionais focados na Arquitetura dessa informação são fundamentais para ofluxo correto do projeto, preparando o terreno para o designer criar.

Usabilidade

Para que serve um site se ela não é usável? Qualquer ferramenta, site, sistema online deve cumprir alguns pré-requisitos básicos para que sejam eficientes.

Ser de fácil aprendizagem, permitir uma utilização eficiente e apresentar poucos erros, são os aspectos fundamentais para a percepção da boa usabilidade por parte do usuário. Mas a usabilidade pode ainda estar relacionada com a facilidade de ser memorizada e ao nível de satisfação do usuário.

Um site passa por fases de espectativa por conta do usuário:

Primeiro tem que funcionar – Funcionalidade é uma porta de entrada (ou de saída quando não acontece)

Depois tem que satisfazer as necessidades do usuário – se não faz o que eu preciso, porque preciso dele?

Após essa fase seria bom que ele fosse agradável de usar – já que faço o que queria, melhor será que for fácil de fazer.

Por fim, entram questões mais subjetivas (mas extremamente importantes) como beleza, satisfação de ego e etc – alguém lembrou da Apple por acaso?

Enfim, Usabilidade entrega:

Design centrado no usuário

Parece óbvio, mas fazer design web realmente centrado, pensado em quem vai usar o que você cria é bem mais dificil que pareceAlguns projetos sofrem por conta da falta de verba (uma das desculpas preferidas), outros por conta de erros de escopo, enfim, quando isso acontece quem sofre é o seu negócio, porque se você não pensa em quem usa o seu site, ele muito menos em você. Mudar de endereço é muito simples e o seu concorrente está ali do lado, no  navegador  na aba do lado, simples assim. E ele sim, pode ter pensado no usuário dele.

A metodologia de Design Centrado no Usuário, contextualizada para a Web por Garret 0. Sua principal característica é o ciclo iterativo 0 de definir-testar-avaliar, envolvendo usuários a cada ciclo, através de testes com protótipos de papel, card-sorting 0, entrevistas e etc. O tempo gasto nos testes é compensado seja qual for a métrica de sucesso (satisfação, conscientização de marca, corte de custos em suporte, etc). Apesar do usuário não interagir com o website e sim com quem está por trás dele, a deficiência na sua interface pode ofuscar uma política saudável de relacionamento com clientes.

Mas e depois disso tudo feito e testado, desenvolvido e implementado? Aí entra a interação entre:

Designers e seos

No processo de desenvolvimento de um sistema web, seja ele de qual tamanho for, precisa de uma base sólida (de planejamento, de design e de desenvolvimento) e desde o início as estratégias de negócio devem ser contempladas para que não se fuja do objetivo de sua empresa. Otimizar os processos de projeto e design faz com que seja mais fácil, simples e coerente otimizar seu site, pelo simples motivo de já ter sido feito certo do princípio.
Desenvolver errado e depois concertar ou remendar um site e seu código para que funcione é insano. Pode ser mais trabalhoso, pode ser mais complexo, mas resultados bons não surgem do nada.
Por tanto é fundamental planejar desde o início o seu projeto online, focando em seus objetivos e construindo o melhor ambiente online para que seus usuários consigam achar, acessar, usar e mais, ter prazer em ser seu cliente, divulgar seu conteúdo e fazer parte da vida online de seu negócio.
Pensar no seu usuário é sempre um ótimo negócio.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This