Esqueça as palavras-chave

por | fev 22, 2017 | SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

SEO e Palavras-chave: o fim de uma era.

No Google Plus, algum tempo atrás, fiz uma provocação e um esclarecimento, em duas partes:

Vamos parar de pensar em Palavras-chave?

Esqueça as keywords, por favor….
Elas são um conceito que nos ajudou a chegar até aqui mas foram ultrapassadas na hora que os buscadores ficaram mais “inteligentes”. Usar KW ao invés de trabalhar com Ontologias é desperdiçar todo o poder da Web Semântica em favor do seu cliente ou negócio.

e Mas o que é Ontologia?

Em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação, uma ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes.
Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio.
Ontologias são utilizadas em inteligência artificial, web semântica, engenharia de software e arquitetura da informação, como uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo ou alguma parte deste.

O novo Google tem um cérebro

O projeto Google Brain começou em 2011 através do trabalho conjunto entre Jeff Dean, um pesquisador do próprio Google Greg Corrado, e um professor de Stanford, Andrew Ng. O trabalho teve início com o DistBelief, um sistema de Deep Learning em grande escala, criado para resolver alguns problemas criados pela Inteligência Artificial (A.I.), tudo isso criado usando a nuvem do Google.

O Google Brain teve início como um projeto do laboratório da empresa, chamado Google X. Deu tão certo que foi trazido de volta aos produtos do Google e hoje é o cérebro por trás dos resultados semânticos da busca da empresa.

Deep Learning (aprendizagem profunda), Inteligência Artificial, Algorítimos avançados, máquinas e sistemas que aprendem. Tudo isso é usado em conjunto para resolver um velho problema que o Google se propôs a dar fim: organizar toda a informação do mundo. E por conta disso não faz mais sentido pensar em um conjunto fixo de palavras para dar conta de toda a otimização que o seu site precisa.

Mas como resolver o problema criado pelos algorítimos para o SEO?

Para isso eu indico esta conversa (em inglês) entre David Amerland e minha professora Teodora Petkova.

Neste vídeo eles falam sobre o uso da Ontologia em um mundo além das palavras-chave.

Ouça e entre no FUTURO DO SEO e CONTENT WRITING.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

SEO Semântico: as ferramentas

O SEO Semântico precisa de estratégia, tática e as ferramentas corretas. Finalmente chegamos na última parte da minha análise sobre o SEO Semântico. Este artigo, dividido em 5 partes se propôs a apresentar e examinar o...

ler mais

NOVIDADE: Posts no Google My Business

Uma novidade para negócios do Brasil todo. O Google acaba de liberar para o Projeto Meu Site e acredito que seu negócio também deve ter acesso a essa novidade, posts no Google My Business: agora os donos de negócios cadastrados no Google My Business podem criar textos...

ler mais

SEO Semântico: a pesquisa semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos nossos sites pensando em encontrar usuários através dos motores de busca. De uma forma bem simples o objetivo é...

ler mais

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This