Flat Design

por | set 18, 2016 | Artigos, Design Web

Flat Design é uma evolução gráfica no design de interfaces, que vem se aproximando de uma tendência visual mais simples, minimalista, responsiva e vetorial.

Essa evolução é a pura simplicidade dos elementos, da clareza do layout. Se distingue por suas formas cleans e planas. Cada elemento ou caixa é nítido. Nada realista é adicionado.

O Flat Design baseia-se na redução de elementos desnecessários, apelando para um visual mais intuitivo e fácil de utilizar. Deste modo, através dessa técnica fica muito mais fácil alcançar o sucesso de um site: reduzir as distrações e deixar o conteúdo mais evidente, o que é muito importante nos dias atuais. Se um aspecto não serve a nenhum propósito funcional, é uma distração da experiência do usuário. Esta é a razão para o caráter minimalista de desenho plano.

Para criar um site com base nos conceitos de Flat Design de forma eficaz, todos os elementos de design devem ser centrados sobre a ideia de simplicidade e função do elemento.
· utilização de cores sólidas;
· tipografia nítida;
· contraste bem definido;
· espaços em branco exagerados;

No entanto, só porque ele não tem qualquer design chamativo não significa que este estilo é chato. Imagens simples transmitem mensagens de forma mais rápida do que ilustrações detalhadas. Ícones podem indicar ações ou propósitos universais de fáceis compreensões.

Interfaces sob a estética do Flat Design acompanham a evolução humana e tecnológica, e podem trazer elementos representativos com metáforas de objetos do nosso cotidiano, da nossa atual conjuntura.
Então para entender o flat design em poucas palavras, é só ter em mente, que as novas gerações são organicamente digitais, e cada vez mais, o menos é mais.

Adriano Martins

Adriano Martins

UX Designer

Responsável pela Experiência do Usuário (UX), Arquitetura de Informação e Design de Interfaces. Gestão de projetos de websites. Comunicação Interativa (Marketing de Relacionamento, Social Media) e marketing digital (online). Responsável por acompanhar e fiscalizar a criação dos materiais digitais. Criação dos materiais digitais.  

O SEO Semântico e a Web Semântica: A História

Segunda parte do artigo O SEO Semântico e a Web Semântica. Antes de conhecer como foi o seu desenvolvimento temos que dar um passo atrás e falar da criação teórica, e prática, da Web. Nas palavras de Ben Segal: "Em Agosto de 1984 escrevi um artigo ao Chefe do Grupo SW...

ler mais

O SEO Semântico e a Web Semântica: Parte 1

segunda parte deste artigo A otimização de sites e a Web Semântica: Dois parceiros perfeitos para transformar a web como a conhecemos mas existe um desafio a ser enfrentado. Um problema semântico. A Web, em nossos dias, tem um problema sério. Ela está partida. De um...

ler mais

0 comentários

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite.com.br

Parceria

Share This