Vamos entender o que é SEO e o que é Marketing?

SEO e Marketing são dois termos ligados aos negócios que estão sempre em alta. Basta fazer uma busca e vai encontrar inúmeras definições, ideias (e erros) relacionadas a ambos. Para evitar isso, eu gosto de começar definindo cada coisa, quando vou estudar um assunto complexo.

O que é Marketing?

Segundo Kotler “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Já a American Marketing Association, o Marketing é uma atividade, um conjunto de instituições e processos que criam, comunicam, entregam e trocam ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

O que fica claro é que as empresas que utilizam as estratégias do Marketing precisam centralizar suas atividades em identificar e suprir as necessidades de quem compra seus serviços ou produtos.

E o que é SEO?

Existem muitas definições para o SEO.

A mais básica é Otimização para Mecanismos de Buscas, o que hoje em dia, pelo menos no Brasil, significa basicamente otimizar para o Google.

Mas SEO é bem mais do que isso.

Otimizar um projeto digital para ser encontrado através de uma busca pode ser entendido como um conjunto de técnicas que fazem o algorítimo desse buscador entender o seu conteúdo como mais relevante do que o do seu concorrente, em relação a busca feita por um determinado usuário.

Mas é na relação com o Marketing que o SEO se torna maior.

Se o seu projeto receber muitas visitantes e não os reter, só vai ter cliques e nenhum contato, cliente ou negócio concretizado.

Se o seu site receber centenas de visitas, mas todos fora do público alvo determinado pelo departamento de Marketing, vai desperdiçar tempo, dinheiro e esforço.

Por isso eu defendo que o SEO é, na verdade, uma estratégia de otimização de todas as iniciativas online que estão intimamente integradas aos objetivos de um negócio.

Então o SEO e o Marketing são irmãos que precisam andar de mãos dadas.

Na minha visão a proximidade de ambos é tanta que deveriam ser estudas em conjunto nos cursos e faculdades pelo mundo afora.

Se entendermos o SEO como um conjunto de estratégias que melhoram a encontrabilidade de um projeto digital e que o Marketing precisa entregar as soluções que cria para o público certo, temos dois parceiros que precisam andar sempre juntos.

Otimizando os objetivos do Marketing

Se você entende quais são os objetivos do seu negócio e cria uma estratégia de Marketing bem definida, tem que incluir um plano de SEO como suporte a ele.

  • Se você quer vender mais pode criar uma estratégia de otimização de conteúdos online para qualificar seus compradores;
  • Se precisa fidelizar seus clientes pode contar com o especialista de otimização para dar suporte a sua equipe;
  • Para aumentar a visibilidade de sua marca, de seus produtos ou serviços é necessário entregar a página certa aos seus clientes, em cada busca;
  • Para Gerenciar uma marca com o suporte da web é fundamental aparecer no lugar certo, na hora exata, novamente o trabalho do setor de otimização;
  • Se quer Construir boas relações com consumidores e parceiros deve educar sua equipe sobre vários componentes do seu negócio, entre eles o SEO;
  • Educar o mercado sobre o que vende é bem mais fácil quando você aparece nos primeiros lugares do Google;

Seja em que momento for, se o seu Mix de Marketing precisa atuar no meio digital (e hoje em dia, qual não precisa?) deve contar com a ajuda preciosa do SEO.

A turma do Marketing só cresce?

Hoje em dia, termos como User Experience, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo ou Growth Hacking aparecem com força.

Alguns são são só buzzwords sem sentido, novos nomes que só tentam “atualizar” velhos conceitos, outros são incrementos válidos as ferramentas que temos em mãos para tentar fazer nossos negócios crescerem.

É preciso estar atento as novas ideias.

O Marketing em seu surgimento era uma nova ideia, já foi olhado com desconfiança. O SEO, pelo menos no Brasil, demorou um bom tempo para ser levado a sério. Agora os profissionais de Marketing já consideram o SEO como um importante componente de suas estratégias. No futuro, as novas abordagens que sobreviverem ao dia-a-dia do mercado digital vão poder se juntar a essa dupla inseparável: O SEO E O MARKETING!

O que você acha deste meu artigo?

Acha que realmente o SEO e o Marketing devem andar sempre juntos nos negócios digitais?

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

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