O SEO Semântico e a Web Semântica: a nova Web

por | maio 15, 2017 | Artigos, Ontologia, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

A Web Semântica

Um dos objetivos iniciais, e mais importantes do desenvolvimento da ideia da Web Semântica é tornar as informações presentes nela mais acessíveis, tanto para humanos quanto para as máquinas. Como afirmamos anteriormente: a grande maioria do conteúdo online é amplamente compreendido pelas pessoas mas o mesmo não pode ser dito sobre os computadores, que sofrem com a incompatibilidade e falta de padrão na criação destas informações.

O problema a ser enfrentado é simples de entender mais complexo de resolver: tanto homens quanto computadores, precisam entender o significado das palavras, termos e o sentido armazenados em forma de dados.

James Hendler afirma que a Web Semântica, no seu início, deverá ficar restrita a “ilhas de conhecimento” onde um pequeno grupo de usuários terão acesso a solução de um determinado problema.

 

A Web semântica é uma extensão da World Wide Web atual.

https://image.slidesharecdn.com/websemantica-131211054454-phpapp02/95/web-semantica-5-638.jpg?cb=1393848079

Ela permitirá que os computadores e humanos possam trabalhar em cooperação.

Interligando significados de palavras diferentes a Web semântica, deverá atribuir um sentifo aos conteúdos online. Essa ideia, como contamos na segunda parte desta série, esta ideia surgiu em 2001 quando o trio Berners-Lee, Hendler e Lassila, publicaram o artigo fundador do termo.

Neste pensamento inicial já estavam dados:

 

Os Problemas que a Web Semântica veio para resolver

Podemos resumir os 4 objetivos propostos assim:

  1. Existe uma quantidade enorme de dados;
  2. Esses dados são ótimos para serem lidos por pessoas mas não pelas máquinas;
  3. A linguagem humana já é suficiente madura para entendermos esses conteúdos e suas relações;
  4. É preciso criar uma linguagem para que as máquinas possam processar os dados e que possam extraiam a informação de forma automatizada.

Para saber mais: https://www.coursera.org/learn/web-semantica/lecture/3JlEh/una-introduccion-a-la-web-semantica

A parte “multimedia” da Internet, conhecida como Web, pode ser definida como uma rede de documentos. Nela arquivos de vários formatos estão conectados mas não é possívei criar sentido desta conexão, criando uma ontologia. O W3C tem um papel fundamental na mudança deste cenário.

O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web, “é um consórcio internacional com quase 400 membros que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web”, ela auxilia no desenvolvimento e padronização de tecnologias que vão construir a nova web dos dados, passo fundamental para o desenvolvimento de uma web que tenha sentido na interação entre dados, computadores e humanos.

Os 3 blocos fundamentais: Dados, Ontologias e Semântica

A Web de Dados – de datas, títulos, números, propriedades químicas e qualquer outro dado que se possa conceber. O RDF é a base para a publicação e linkagem de dados. Outras tecnologias permitem inserir dados em documentos (RDFa, GRDDL) ou expor o que você tem em um bancos de dados SQL, ou ainda torná-lo disponível no formato RDF.

Vocabulários e Ontologias são importantes ferramentas e valiosos instrumentos para organizar os dados de um domínio. O curso de Introdução a Ontologias aborda os conceitos mais importantes relacionados à tecnologia, incluindo seus aspetos teóricos fundamentais, suas origens e aplicações, buscando desenvolver a compreensão e familiaridade em diversos aspectos avançados de modelagem conceitual, baseada em teorias oriundas de Ontologias de Fundamentação. O curso discute abordagens de mapeamento de modelos conceituais OntoUML para modelos de codificação representados em padrões W3C como OWL e RDF. Com esse uso é possível enriquecer os dados adicionando significados, permitindo que mais pessoas (e mais máquinas) possam reutilizá-los e fazerem mais com os dados.

O termo “Web Semântica” refere-se à visão do W3C da Web dos Dados Linkados. A Web Semântica dá às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, SKOS.

Fonte: wikipedia

 

A relação de interatividade do home e o computador

Esta nova Web será construída na base desta relação. A interdependência deste dois atores deste novo momento definirá como nós pessoas executaremos nossas tarefas (relacionadas a computação, ou não) e o entendimento por parte das máquinas dos nossos comandos, agora não mais limitados a entrada de dados via teclados, sejam eles virtuais ou físicos.

 

Construiremos uma nova “acepção de entendimento do comando estipulado do ser humano à interface operacional da máquina dando um significado de ordem a ser executada. Sendo desta forma uma espécie de escrita de entendimento tanto para o computador e para usuário, por meio de organização das informações contida na máquina, através do seu perfil de suas últimas pesquisas realizadas, originando um repositório de dados ligados, como se fosse um verbete de enciclopédia.” – fonte: wikipedia

As ciências da informação serão as responsáveis pela estruturação sistêmica desta nova web, agrupando em um conjunto de análises, classificações, armazenamentos, disseminações e recuperação de informação, criando esta nova enciclopédia.

 

O objetivo principal da Web Semântica

Precisamos, para alcançar este futuro, não precisamos treinar as máquinas para que simulem o comportamento humano, é necessário desenvolver linguagens que tornem o nosso conteúdo intelegível pelos computadores. Segundo um documento do W3C de 2001: “A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas.

Linguagens de marcação de código do padrão XML (eXtensible Markup Language), RDF (Resource Description Framework), a arquiteturas de metadados, as ontologias, os agentes computacionais, etc.., favorecerão o surgimento de novos serviços fundamentaod na interoperabilidade e cooperação entre humanos e máquinas, em um futuro breve.

Este fator, e é o que interessa para nós micro e pequenos empresários, mudará a forma como fazemos negócios pela e na Web para sempre.

Nesta semana você poderá ler aqui no site a quarta parte desta série sobre a Web Semântica e o seu impacto no SEO, nos negócios e em nossa vida.

Este artigo faz parte de uma série de artigos que analisa a semântica do ponto de visto do SEO. Na segunda parte deste artigo contamos a história da Web. Na quarta parte da série SEO Semântico vamos ver como melhorar o SEO do seu site usando a pesquisa semântica.

Indicações de leitura

Artigos Relacionados

SEO Semântico: as ferramentas

O SEO Semântico precisa de estratégia, tática e as ferramentas corretas. Finalmente chegamos na última parte da minha análise sobre o SEO Semântico. Este artigo, dividido em 5 partes se propôs a apresentar e examinar o problema da Web Atual afirmando que ela está...

ler mais

NOVIDADE: Posts no Google My Business

Uma novidade para negócios do Brasil todo. O Google acaba de liberar para o Projeto Meu Site e acredito que seu negócio também deve ter acesso a essa novidade, posts no Google My Business: agora os donos de negócios cadastrados no Google My Business podem criar textos...

ler mais

SEO Semântico: a pesquisa semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos nossos sites pensando em encontrar usuários através dos motores de busca. De uma forma bem simples o objetivo é...

ler mais
Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This