PRECISO ME PREPARAR PARA A BUSCA UNIVERSAL?

por | jan 11, 2015 | Artigos, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

Otimizar o seu site para as buscas nos dias de hoje já é um pouco diferente do que era a alguns meses atrás.

Posso estar lhe dando uma péssima notícia ou uma excelente, depende de que ponto sua empresa parte no mundo da otimização para as buscas e principalmente na busca universal que já, hoje em dia, começa a fazer parte da vida de quem trabalha com SEO.

Otimizar o seu site para as buscas nos dias de hoje já é um pouco diferente do que era a alguns meses atrás. Os três grandes das buscas, Google, Yahoo! e Bing, já começam a experimentar e apresentar em seus resultados nas páginas de resultados algumas boas mudanças. Outros tipos de formatos (vídeos, imagens, arquivos como os pdfs) já começam a ser apresentados misturados aos já tão conhecidos links e textos descritivos do seu site.

Algumas mudanças estruturais, tanto na gestão da sua presença online quanto no retorno sobre o investimento que sua empresa faz estão para acontecer.

Mas se você está ainda se perguntando, o que é Busca Universal, vamos explicar.

O que é Busca Universal?

É a mudança na apresentação nas chamadas SERPS (Search Engine Results Pages), as páginas de resultados nos mecanismos de busca. Anteriormente, esses resultados se limitavam a mostrar na página mais conhecida uma lista de links e descrições agrupados de 10 em 10. Depois da mudança (que ainda está no início) para a busca universal, os resultados que antes ficavam separados nas abas vídeo, imagens e etc, são mostrados na mesma página, modificando bastante a forma como essas páginas aparecem.

Imagine a situação que o seu site aparece no primeiro lugar para o termo “vestidos alta costura”, seu negócio online vai bem com esse resultado. Um concorrente seu posta um vídeo no Youtube explicando como faz os vestidos dele, também em alta costura.

Na busca normal o vídeo apareceria em outra página, hoje em dia, provavelmente iria aparecer na frente do seu link. E agora uma informação importante: o tamanho do preview do vídeo que aparece na página de resultados, dependendo da resolução do usuário, seu link sai da área de visão do monitor. Mesmo estando em segundo lugar, não aparece mais.

Esse exemplo é só um simples e básico modelo de como outros fatores podem influenciar no seu negócio.

Como isso afeta o seu negócio?

Complicando, claro. Mas abrindo oportunidades incríveis se souber investir corretamente.

A quantidade de conteúdos a serem produzidos por cada marca tende a crescer muito, a demanda por profissionais especialistas em cada tipo de conteúdo mais ainda. Empresas produtoras de conteúdo focadas em produção, baseada nos conceitos de otimização para a busca, devem surgir e podem trabalhar em conjunto com marcas e empresas para que qualquer tipo de conteúdo produzido, seja um forte candidato a fonte de entrada de seus usuários ao seu site.

Imagine a sua marca espalhada em vídeos, imagens, animações, pdfs, textos e muito mais. Imagine o poder de ter em primeiro e segundo lugar dois conteúdos diferentes nos resultados das buscas?

Algumas dicas para ficar bem nas buscas universais

Envie suas atualizações para a imprensa especializada:

Se o tipo de material que o seu site coloca online, pode interessar a outros que não seja a vocês mesmos, pode ser a isca perfeita para atrair novos clientes ao seu site.

Produza, sempre que possível, vídeos sobre seus serviços ou produtos:

Videos são materiais com alto fator de viralidade. Nada melhor que um bom vídeo sobre um assunto interessante colocado online no lugar certo.

Apareça no Google Maps

Seja através do AdWords ou do Google Local, se o seu negócio tem um endereço fixo, deve estar cadastrado nos mapas das buscas.

Prepare notícias sobre seus serviços ou negócios

Aparecer nos resultados sobre notícias ou novidades em qualquer dos mecanismos de busca é um ótimo negócio. Fique atento (ou contrate alguém para que fique atento por voçê) as oportunidades de criar notícias sobre sua marca ou aproveitar (com relevância sempre) o momento e crie Buzz.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This