SEO Semântico: as ferramentas

por | jun 27, 2017 | Artigos, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

O SEO Semântico precisa de estratégia, tática e as ferramentas corretas.

Finalmente chegamos na última parte da minha análise sobre o SEO Semântico.

Este artigo, dividido em 5 partes se propôs a apresentar e examinar o problema da Web Atual afirmando que ela está partida em duas, dando um passo atrás e contando a história da Web e sua transformação em Web Semântica, falando sobre a transformação da Web atual numa rede onde as informações presentes estarão mais acessíveis, tanto para humanos quanto para as máquinas e mostrando como podemos fazer a “pesquisa semântica” no trabalho de Otimização de Sites, o SEO.

Esta nova Web, que vai conectar conteúdos de uma nova forma, e o seu relacionamento com o SEO está fundamentada no contexto do usuário, no reconhecimento das entidades relacionadas às buscas feitas, no contexto da busca feita por estes usuários e na compreensão da Linguagem Natural*, algo fundamental para gerar o melhor resultado para cada busca feita e entregue pelos buscadores.

“Processamento de linguagem natural (PLN) é uma subárea da ciência da computação, inteligência artificial e da linguística que estuda os problemas da geração e compreensão automática de línguas humanas naturais.”

– Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Processamento_de_linguagem_natural

Como aproveitar a nova web semântica para o seu SEO?

Otimizar um site, hoje em dia, é muito mais do que escolher as palavras-chaves corretas, criar páginas com código válido, site rápido e conseguir bons links. Muitas das coisas que sempre fizemos, continua valendo, mas hoje em dia criar um vocabulário de entidades, com a escolha correta do domínio relacionado ao mercado do seu cliente, se tornam cada vez mais importante.

Um novo Projeto de Otimização: uma proposta

Tenho trabalhado com alguns clientes implementando um novo modelo de SEO. Nele, mais do que escolher palavras-chave, definimos um Domínio.

Na lexicografia (o trabalho de elaboração de dicionários, vocabulários e afins.), um domínio semântico (ou campo semântico) é definido como “uma área de significado e as palavras usadas para falar sobre determinado assunto. Por exemplo, em nossa língua temos o domínio ‘Chuva’, que inclui palavras como temporal, chuvisco, aguaceiro, gotas de chuva”. Os domínios semânticos são o conceito fundamental para os estágios iniciais dos projetos de construção de dicionários.

Quando definimos este Domínio, por exemplo: um site que venda Software para Advogados vai ter o Domínio “Tecnologia” ou “Tecnologia Jurídica”, por exemplo.

Depois da definição deste Domínio, que precisa ser feito junto com o cliente, vamos partir para a criação das entidades, que em resumo são “objetos” sobre os quais falamos, em termos de semântica elas podem ser divididas entre Pessoas, Locais ou Coisas.

Quais são as termos importantes para o negócio do seu cliente? O que a concorrẽncia usa? A pesquisa de palavras chave neste novo mundo semântico é bem diferente da antiga pesquisa de palavras chave e precisa, além de uma nova estratégia, de novas ferramentas.

O Novo SEO e as Novas Ferramentas Semânticas

O Case WordLift

O WordLift é um plugin do WordPress que combina de uma forma muito prática e simples, a semântica e a A.I. Ele vai ajudar o especialista em SEO em criar uma Ontologia, que visa aumentar o tráfego orgânico de um site, melhorando o engajamento da audiência.

Ontologia é a denominação e definição formal dos tipos, propriedades e inter-relações das entidades e é fundamental para um criação e definição do Domínio.

Ele ajuda os blogueiros, equipes editoriais e os produtores de conteúdo em geral, a aproveitar as vantagens do SEO Semântico sem ter que ter todo o conhecimento técnico necessário para fazerem tudo sozinhos.

Com isso, quem quer só criar conteúdo de qualidade pode se concentrar em escrever artigos excelentes, sem se preocupar demais com o funcionamento dos mecanismos de busca.

Mas como funciona o WordLift?

Se lembra que falamos que a Internet atual tem um problema sério? Que ela está quebrada em uma Web para humanos e uma outra parte para as máquinas?

É aqui que ele entra. Usando Inteligência Artificial, traduz na “linguagem das máquinas” o seu conteúdo. Os algorítimos, os chatbots e assistentes digitais (como o Google Assistant, Siri e Alexa) podem ajudar os consumidores a encontrarem o que precisam, de forma fácil e rápida.

A Vantagem para o SEO do seu site

Adicionando uma camada de metadados aos seus conteúdos, o WordLift abre uma ampla gama de novas oportunidades:

  • Produtores de conteúdo conseguem enriquecer seus sites com recomendações de conteúdo semântico;
  • Redatores podem usar imagens gratuítas, semanticamente relevantes;
  • Analistas de SEO podem criar interligação automática entre termos, artigos e etc;
  • Designers e programadores podem criar visualizações de dados e imagens gratuitas.

Tudo isso tem um objetivo bem claro: tornar a experiência do usuário torna-se mais rica e envolvente. Um usuário mais feliz fica mais tempo na página, visita mais páginas e volta mais vezes.

Além disso, com a ajuda dele podemos criar o vocabulário (conjunto de entidades) necessário para gerar conteúdo para o Domínio necessário.

Mas é possível criar um vocabulário “na mão”?

Sim, é possível. Mas o retorno deste trabalho não vale o investimento de tempo. E se você cobra de um cliente vai gastar todo o seu tempo nesse trabalho, sem poder fazer mais nada.

O WordLift também mede o desempenho do seu conteúdo no Google, analisando o ranking da busca e outros fatores que influenciam o tráfego orgânico. Estes dados são apresentados aos editores para ajudá-los a melhorar seu plano editorial e aumentar seu alcance.

Atravès dos meus estudos em semântica, SEO, redação semântica, marcação semântica, fiz cursos, conheci pessoas (David Amerland, Zara Altair e Teodora Petkova), li livros (Google Semantic Search) e conheci o WordLiftAntes desta versão atual já tinha ficado encantado com a promessa e a proposta deles.

Através de uma professora, a excelente Teodora Petkova, conheci o Gennaro Cuofano e a Maria Silvia Sanna que me deram esta entrevista, por email.

Entrevista com Maria Silvia Sanna, do WordLift

Me conte sobre a ideia de criar o Wordlift

Em 2009, Tim Berners Lee, o pai da World Wide Web, sugeriu que devíamos passar da web atual para uma web de dados, também chamada de web semântica. Ele apresentou sua idéia em uma conversa intensa e inspiradora, definindo a web semântica como uma extensão da web a que estamos costumamos. Na web semântica, o conteúdo é vinculado e conectado através de dados e relações significativas e ele muda de não estruturado para estruturado, permitindo que mecanismos de pesquisa e máquinas processem e computem informações.

Alguns anos depois, Andrea Volpini, David Riccitelli e Maurizio Sarlo (que são os co-fundadores da WordLift junto com Francesco Scavelli) analisaram o conhecimento estruturado disponível nas redes digitais de hoje e como os motores de busca estavam começando a aproveitar.

Houve uma nova gama de oportunidades abertas e … adivinhem? Somente grandes empresas e organizações como Facebook, Amazon e o próprio Google estavam usando conteúdo estruturado. Na verdade – ainda hoje é assim – muito pouco está disponível em termos de ferramentas para que os blogueiros possam usar para criar seus próprios conhecimentos estruturados.

Aqui um trecho do pensamento de Andrea, David e Maurizio:

“Porque não criamos algo que os blogueiros e equipes editoriais possam usar para criar seus próprios Graphos do Conhecimento?”

Foi assim que o WordLift foi criado: a grande visão era democratizar o campo das tecnologias semânticas.

Qual a história? Quem desenvolveu, qual era o conhecimento da equipe e os desafios que encontraram?

Durante muitos destes últimos quatro anos, o time fundador da WordLift vem trabalhando para desenvolver um produto que ajudaria os criadores de conteúdo da Web a produzir conteúdo mais rico e organizá-lo em torno de seu público com a ajuda de tecnologias semânticas e processamento de linguagem natural.

Andrea, David e Maurizio vieram de uma longa experiência em estratégia digital e consultoria de publicação na web, e eles estavam bem conscientes das oportunidades da web semântica.

Em Setembro passado, a WordLift saiu do nosso estágio de pesquisa e desenvolvimento e mudou-se para uma nova fase do negócio: depois de apresentar os resultados do projeto de pesquisa da União Européia MICO (que veio depois de outro projeto de pesquisa da UE chamado IKS), o WordLift estava pronto para lançamento para o mercado. Em novembro, a equipe mudou-se para a nova sede no centro de Roma, dando a sua missão inovadora uma casa no centro histórico da cidade.

No final de Dezembro de 2016, o WordLift foi finalmente incorporado como startup inovadora na Itália; e em Março deste ano, assinou uma parceria estratégica com o WooRank.

Hoje, o desenvolvimento do produto segue as necessidades de nossos primeiros clientes, e nosso principal desafio no momento é alcançar os primeiros 1.000 clientes.

Sobre o WooRank

A WooRank é uma empresa belga, que desenvolveu uma ferramenta de auditoria de SEO e marketing digital super rápida e super fácil de usar. O WooRank analisa qualquer site através do ponto de vista do Google e gera uma auditoria técnica instantânea do SEO, on-page and off-page trazendo insights simples, claros e factíveis para aumentar o ranking e o tráfego do site, mas também o engajamento da audiência e, finalmente, a conversão e taxas de retenção de clientes.

Esta nova versão que vocês criaram chamou muita atenção da comunidade de SEO ligada à semântica. A mudança da versão anterior é visível. Mas o que, na sua opinião, foi a causa desse sucesso todo?

This shift you noticed was strategic for us: we knew from the beginning that structured content has a positive effect on search rankings and on traffic. Semantic web is about SEO, because it helps content creators build a context around their articles and web pages.

Esta mudança que você notou foi estratégica para nós: sabíamos desde o início que o conteúdo estruturado tem um efeito positivo nos rankings de busca e no tráfego. A Web semântica é sobre SEO, porque ajuda os criadores de conteúdo a construir um contexto em torno de seus artigos e páginas da web.

Ao falar com nossos primeiros clientes, percebemos que os resultados de SEO foram um dos principais motivadores para eles escolherem o WordLift. Eles também nos ajudaram a entender como melhorar o impacto do plugin no tráfego orgânico.

De certa forma, esperávamos chamar a atenção da comunidade de SEO semântica, porque, com os últimos dois lançamentos do WordLift, evoluímos literalmente seguindo as necessidades de seus membros para oferecer uma solução poderosa e ainda fácil de usar para seu trabalho.

Após o lançamento desta nova versão quais resultados que vocês conseguiram?

Acabamos de alcançar os primeiros 100 clientes a bordo! Agora, estamos correndo para o primeiro 1000. Nós intensificamos nossos esforços em desenvolvimento do negócio e marketing e estamos construindo um conjunto de soluções e planos integrados que estarão em breve disponíveis no nosso novo site.

E o que você planejam para o futuro? Quais são os caminhos e objetivos vocês traçaram para chegar lá?

Bem, a notícia é super-fresca agora, porque vamos revelá-la durante a TNW Conference: estamos nos associando ao WooRank para automatizar e combinar as técnicas de SEO de primeira classe. (Essa entrevista foi concedida durante a conferência mas só publicada agora)

Nosso objetivo? Permitir que escritores e blogueiros se esqueçam das regras de SEO, permitam que AI faça todo o trabalho e ainda… continue detonando na busca orgânica!

 

E aí, gostaram dessa série de artigos sobre a relação entre o SEO e a Web Semântica? Este artigo faz parte de uma série de artigos que analisa a semântica do ponto de visto do SEO. 

Ele foi dividido em 5 partes se propôs a apresentar e examinar:

  1. o problema da Web Atual afirmando que ela está partida em duas:
  2. a história da Web e sua transformação em Web Semântica:
  3. a transformação da Web atual numa rede onde as informações presentes estarão mais acessíveis, tanto para humanos quanto para as máquinas
  4. como podemos fazer a “pesquisa semântica” no trabalho de Otimização de Sites, o SEO.

Ficou com alguma dúvida? Precisam contratar um especialista em SEO Semântico? Deixe sua mensagem, vamos conversar!

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Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

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