Como criar um site de qualidade e eficiente? Aprenda agora!

por | jan 24, 2017 | Artigos, Processo


Qual a real importância de ter um site?

O que fazer para que ele seja ao mesmo tempo atrativo e eficiente e consiga conquistar novos clientes para seu negócio? O que você precisa fazer para resolver problemas reais da sua empresa, com a ajuda do meio digital?

É isso que vamos esclarecer neste artigo que analisa como ter um site de qualidade e que seja ao mesmo tempo eficiente!

Começando pelo início: Pesquisa e planejamento

Qualquer projeto digital que começa sem passar pela fase de pesquisa está fadado ao fracasso. Se der sorte e sobreviver não vai alcançar os objetivos definidos.

Entender qual é o seu público, o que ele precisa, quais seus problemas é o primeiro passo. Depois vamos precisar analisar e definir questões relacionadas ao site em si, como a Arquitetura da Informação (AI), Experiência do Usuário (UX), a criação e a gestão de conteúdo, o SEO, a estrutura e parte visual do seu projeto.

O objetivo da fase de pesquisa e planejamento na criação de sites é encontrar um problema real de um público e atendê-lo.

Cada coisa tem um nome: escolhendo o seu domínio

 

O seu domínio é como se fosse o nome da rua onde sua “casa digital” fica. O endereço do seu site, no nosso caso http://projetomeusite-com-br.umbler.net, é a forma como as pessoas vão ligar o seu site a sua marca. Para registrar o seu domínio você pode acessar o site da Registro.br ou usar os serviços da nossa parceira, a Umbler.

Quando for desenvolver o seu site este é um momento critico e que vai pedir dedicação e criatividade. Nos dias atuais dificilmente vai conseguir encontrar nomes comuns disponíveis para registro. Então, quando for criar o nome de sua empresa atente para essa dica:

Crie um nome que não tenha sido registrado ainda. O que fazemos aqui na empresa é fazer a pesquisa já integrada com o registro do domínio. Se quiser ajuda neste quesito, entre em contato.

Escolha a casa certa para seu site: a hospedagem

 

Já que o domínio do seu site é como se fosse o nome da rua, a hospedagem é a casa em si. Hospedar um site é comprar espaço em um computador para colocar os arquivos que compõe o seu projeto. Cada site é feito de muitos arquivos (imagens, textos, códigos e etc) e eles precisam ser guardados em um computador, exatamente como você faz com os arquivos da sua empresa.

A diferença é que esses arquivos vão ser acessados por todas as pessoas que digitarem o endereço do seu site. O trabalho de conectar o nome do site aos arquivos deles é do serviço de hospedagem, no nosso caso a Umbler.

Por isso é fundamental escolher uma hospedagem estável e rápida, uma que mostre o seu site para todo mundo que acesse ele, no menor tempo possível. Isso é fundamental para muitas coisas, entre elas o seu SEO.

Então na hora de contratar uma hospedagem escolha uma empresa que seja sua parceira de negócios, que te ajude a resolver qualquer problema que aparecer!

O coração do seu projeto: o CÓDIGO

Esqueça a sopa de letrinhas da tecnologia: Php, CSS, html, sql, xml e outras. Você deve se concentrar no seu negócio e contar com a ajuda profissional para criar o seu website usando a tecnologia correta para ele.

Aqui no Projeto Meu Site nós livramos nossos clientes de qualquer preocupação neste sentido, focamos em ter sites otimizados para os mecanismos de buscas, leves e rápidos. Todos eles funcionando em aparelhos móveis ou computadores, oferecendo uma navegação intuitiva, simples e rápida, inclusive em tables e smartphones.

Mas não importa quem você contrate, a empresa escolhida deve cuidar de criar, manter e salvar seu projeto da melhor forma possível, deixando você se preocupar somente com seu negócio.

Usar a melhor tecnologia no código do seu site não quer dizer usar o que existe de mais novo no mercado. Escolher linguagens e plataformas consagradas e estáveis é a melhor maneira de ter um código eficiente, atualizado e que contribui para a velocidade e estabilidade do seu projeto online.

Mais que um cara bonita: DESIGN – UX, AI

Design não é o mesmo que o visual do seu site. Design é projeto.

Projetar uma interface digital é muito mais do que criar o visual do site, geralmente tratado como a “primeira impressão do internauta”.

Áreas do conhecimento como a Experiência do Usuário (UX) e da Arquitetura da Informação (AI) precisam ser usadas para gerar um bom projeto. Um design correto, interligado aos objetivos da sua empresa.

Elementos como cores, fontes, imagens e outros componentes visuais devem estar 100% a serviço de uma ótima experiência de quem acessa seu site, para que ele se sinta confortável em navegar em nosso projeto. A Usabilidade, ou seja, a capacidade de uma interface ser “usável”, é o foco desta fase.

O Projeto Meu Site conta com um profissional com o conhecimento em design de interfaces, experiência do usuário e arquitetura da informação, o Adriano Martins.

A alma de um site: o CONTEÚDO

Dizem que o conteúdo é Rei.

E de verdade, o conteúdo do seu site é a parte mais importante do seu projeto.

Ter um conteúdo de qualidade não é uma tarefa simples. É preciso conhecimento, técnica e muito esforço e paciência para ver ele funcionando.

Todos os dias sites e mais sites são criados, a maioria com conteúdo incompleto e irrelevante, o que cria uma oportunidade imperdível para quem faz o trabalho correto.

Mas como funciona a criação de conteúdo para sites?

Vou explicar rapidamente as fases envolvidas no processo e que se bem executadas, podem garantir o sucesso de um site.

 

Planejamento de Conteúdo

Definição dos objetivos e metas que o conteúdo criado deve alcançar.

É o planejamento de marketing adaptado ao Marketing de Conteúdo. O Planejamento entrega um documento chamado “Planejamento Estratégico de Conteúdo”.

 

Estratégia de Conteúdo

Aplicação do Planejamento Estratégico de Conteúdo definido no Planejamento.

A fase de estratégia do conteúdo separa as definições do planejamento em tarefas executáveis.

 

Gestão do Conteúdo.

Processo de gestão do conteúdo que vai ser criado para alcançar as metas definidas no planejamento, além de gerenciar o trabalho dos profissionais envolvidos na execução das estratégias.

O gestão de conteúdo é o responsável por definir os temas, planejar o conteúdo e entregar o briefing para cada produtor, redator, designer, etc.

 

Criação de Conteúdo.

É a ponta final do processo.

É a criação do conteúdo pedido pelo gestor de conteúdo.

mantendo tudo no lugar: A MANUTENÇÃO

Duas coisas são importantes na hora de manter o seu site atualizado e funcionando: ter o suporte de pessoas com conhecimento técnico e a possibilidade de você mesmo fazer o trabalho, caso saiba e queira fazê-lo.

Todo site precisa ter alguma forma de ser administrado de forma simples e direta, usando alguma ferramenta de gerenciamento tanto de conteúdo quanto de funcionalidades do sistema, com acesso controlado por login e senha.

Tenha certeza que a empresa de desenvolvimento de sites que for contratar ofereça um Sistema de Administração de Conteúdo fácil de usar.

Mas caso você não queira lidar com esse trabalho, a Projeto Meu Site tem um plano mensal de manutenção.

SUA EMPRESA AINDA NÃO TEM UM SITE?

Não se preocupe!

A Projeto Meu Site cria sites otimizados para micro e pequenos empresários, de todo o Brasil, à partir de R$ 1000*. Nossos projetos são criados para ranquear bem no Google e funcionam em qualquer dispositivo, seja ele um Smartphones, Tablet ou Computador. Temos a melhor solução em Desenvolvimento de sites com valor imbatível no mercado.

Criamos o seu site para que ele seja uma ferramenta de interação com o seu cliente, gerando negócios e lucro para a sua empresa.

Você não precisa se preocupar com nada, desde o planejamento, execução e divulgação.Você se preocupa com o seu negócio e nós cuidamos do seu site. Criamos projetos com foco na beleza da simplicidade que se adaptam a qualquer dispositivo, seja ele um celular, tablet, computador quando acessado.

Crie o seu site agora!

Peça um Contato

SEO Semântico: as ferramentas

O SEO Semântico precisa de estratégia, tática e as ferramentas corretas. Finalmente chegamos na última parte da minha análise sobre o SEO Semântico. Este artigo, dividido em 5 partes se propôs a apresentar e examinar o...

ler mais

NOVIDADE: Posts no Google My Business

Uma novidade para negócios do Brasil todo. O Google acaba de liberar para o Projeto Meu Site e acredito que seu negócio também deve ter acesso a essa novidade, posts no Google My Business: agora os donos de negócios cadastrados no Google My Business podem criar textos...

ler mais

SEO Semântico: a pesquisa semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos nossos sites pensando em encontrar usuários através dos motores de busca. De uma forma bem simples o objetivo é...

ler mais

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This