Tendências do SEO para 2017

por | nov 16, 2016 | SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

O ano já se encaminha para o final e muita coisa aconteceu no SEO. Mas agora não é tempo de olhar para trás, mas sim para o Futuro..

É chegada a hora de começar a revisar os planejamentos feitos neste ano e ver o que pode ser melhorado para o próximo. O SEO, enquanto auxiliar das estratégias de seu negócio, precisa ser reavaliado constantemente.
Por conta disso, os profissionais que otimizam sites para os mecanismos de buscas precisam se atualizar constanmente.

PESQUISAS EM SEO

Em minhas pesquisas de atualização encontrei este artigo, escrito por Jayson DeMers, nele o autor mostra as sete tendências que irão dominar 2017.

Eu resolvi então pegar a lista dele e dar a minha visão de cada uma. Vamos lá?

1. A Ascensão das Páginas Móveis Aceleradas (AMPs)

As Páginas Móveis Aceleradas – Accelerated Mobile Pages em inglês – (AMPs) são um protocolo de código aberto que permite aos webmasters criar páginas capazes de carregar quase que instantaneamente em dispositivos móveis. Este protocolo vem sendo amplamente divulgado e incentivado pelo Google e é lógico pensar que no próximo ano eles darão ainda mais importância a ele. Então se você tem um site, pense seriamente em implementar o AMP.
Os sites feitos através do Projeto Meu Site já conta com essa tecnologia, e não custa nem mais um centavo.

2. A Ascensão do Conteúdo “Denso”

O Marketing de Conteúdo ainda é uma área nova no Marketing Digital mas já sofreu muitas mudanças e nem todas elas para melhor. Listas, textos que só servem como iscas de cliques e etc. Produzir bom conteúdo não é simples e nem barato. É preciso conhecimento, prática, tempo e ciência.
Eu concordo com DeMers quando afirma que veremos cada vez menos conteúdo mas com profundidade, mais densos.

3. Aprendizagem de máquina vai mudar a forma como o algoritmo funciona

Jayson DeMers lembra que o Google RankBrain foi lançado no final do ano passado, e abriu a porta para a possibilidade de algoritmo máquina de aprendizagem. Eu lembro que a implementação de algorítmos e máquinas que aprendem só começou. Todos os produtos do Google estão sendo atualizados através da inserção do Machine Learning. Isso vai mudar não só a forma como encontramos informações no Google, mas toda a nossa interação com nossos celulares, só para citar um caso.

Quem já usou o Google Allo sabe o que estou dizendo. Então, em todas as áreas de Marketing Digital veremos o aumento da interpretação de dados e a automação. Em níveis nunca antes imaginados.

4. Personal Branding: a arma secreta do SEO

Otimizar a sua presença online como forma de aumentar o conhecimento sobre o que produz é uma das formas mais antigas (e menos usada na internet brasileira) de promoção online. Especialistas como DeMers defentes que integrar sua marca pessoal na sua estratégia geral de otimização protege seu conteúdo, aumenta a confiança dos usuários, além de direcionar mais tráfego para seu site.

Agora pense comigo: Facebook, Linkedin e outras redes cada vez dão menos peso para postagens de empresas e mais para posts individuais. Então, criar uma estratégia que envolve a diretoria e os coloboradores mais criativos de sua organização, tanto na produção quanto na divulgação, faz sentido hoje e fará muito mais no ano de 2017.

5. Otimização da experiência do usuário (UX-SEO) como o novo SEO

A experiência do usuário sempre foi importante para SEO, pelo menos até certo ponto. – Jayson DeMers

O Google afirma favorecer os sites que são fáceis de serem usados em qualquer dispositivos. O fato de seu site dar uma experiência otimizada faz com que seus visitantes naveguem por mais tempo, façam as tarefas que querem com menos problemas aumentando o nível de satisfação e diminuindo o stress. No ano que vem o Google deve dar cada vez mas importância a sites que funcionem perfeitamente em aparelhos móveis. Usar tecnologias como o AMP é o primeiro passo.

Aqui no Projeto Meu Site todos os nossos projetos usam as mais modernas tecnologias mobile e o seu site já é otimizado para ser usado em todos os dispositivos.

6. Progressive Web Apps

Jayson DeMers defende que o desenvolvimento por parte do Google da tecnologia de streaming de aplicativos, que permite aos usuários “transmitir” conteúdo de aplicativos sem nunca baixar o aplicativo para seu dispositivo móvel.

Otimizar aplicativos para melhorar sua presença nas lojas, tanto do Android como do iOS sempre foi uma questão debatida e pouco praticada. No ano passado o Google surpreendeu o mundo da tecnologia com o Progressive Web Apps. Entregar conteúdo de sua organização sem fazer o usuário baixar um aplicativo completo parece ser uma solução muito inteligente e elegante.

Mas do meu ponto de vista acho que o caminho que devemos seguir é tornar a web (como ela deveria ser) unipresente e adapativa a qualquer ambiente. Um só conteúdo apresentado de formas diferentes dependendo do device que busca por ele. Essa é uma briga que não deve ter um final em 2017, um ano que deve ainda caminhar mais fundo no domínio dos aplicativos.

7. Os assistentes digitais pessoais cada vez mais sofisticados

Assistentes digitais pessoais (como o Google Home, Cortana e Siri) vão fazer cada vez mais parte de nossas vidas. Falar é a maneira como nos comunicamos melhor, sem sombra de dúvida. Junte esses assistentes ao Machine Learning e teremos o acesso a informação o tempo todo, na hora que precisarmos, na hora que quisermos.

Se a sua empresa estiver preparada para entregar este conteúdo, vai estar a frente da concorrência já em 2017.

SEO e seu negócio

Pesquisar futuro do SEO é uma das maneiras de garantir algo fundamental: a sobrevivência de seu negócio. Você pode fazer tudo certo na construção de uma empresa, mas se não tiver consumidores, clientes, usuários, vai acabar fechando. E se as pessoas estão online, está a nova forma prioritária de chegar nessas pessoas.

E se o seu site não está na primeira página dos buscadores, ele existe para essas pessoas?

Fonte. Artigo por Jayson DeMers

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

SEO Semântico: as ferramentas

O SEO Semântico precisa de estratégia, tática e as ferramentas corretas. Finalmente chegamos na última parte da minha análise sobre o SEO Semântico. Este artigo, dividido em 5 partes se propôs a apresentar e examinar o...

ler mais

NOVIDADE: Posts no Google My Business

Uma novidade para negócios do Brasil todo. O Google acaba de liberar para o Projeto Meu Site e acredito que seu negócio também deve ter acesso a essa novidade, posts no Google My Business: agora os donos de negócios cadastrados no Google My Business podem criar textos...

ler mais

SEO Semântico: a pesquisa semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos nossos sites pensando em encontrar usuários através dos motores de busca. De uma forma bem simples o objetivo é...

ler mais

0 comentários

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This