A Velocidade de Sites é um Problema do Designer?

por | abr 16, 2017 | Artigos, Design Web, SEO - Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas

Velocidade de Sites do seu site é de responsabilidade do Designer?

Ou o analista SEO é quem deve otimizá-lo?

Este artigo debate um assunto muito importante e que vem sendo debatido por anos, em vários meios. Seja dentro das empresas ou em eventos de vários tipos, profissionais envolvidos com projetos digitais se perguntam o que fazer para melhorar a velocidade de sites.

No cenário atual da web, a Otimização de Sites, ou SEO, é um elemento chave no sucesso de negócios de todos os tipos. Historicamente o trabalho de otimizar sites fica com um desenvolvedor com conhecimento técnico ou a cargo de um profissional especializado, com um viés de conhecimentos técnicos e de redação web, o que é o meu caso.

Durante minha carreira, muitas vezes, lutei contra designs feitos com foco somente no apuro visual, mas que quase impossibilitaram a otimização do projeto.

Por isso resolvi usar este artigo para pensar se:

O Problema da Velocidade de Sites é um Problema do Designer.

Segundo o artigo, escrito por Jason Cohen, Global Technical Lead at Google:

Os objetivos dos designers visuais não mudaram muito nas últimas duas décadas, mas os meios de comunicação em que trabalham evoluiu rapidamente. Jason Cohen, líder técnico global da Google, explica como os designers podem ter um impacto descomunal na página móvel de velocidade e porque os comerciantes devem se preocupar.

Durante anos a fio, criativos de vários meios (publicitários, designers e etc), usaram a web para se expressar e gerar experiências para marcas, esquecendo por completo a otimização.

O Flash estava por lá e não nos deixava mentir…

Hoje em dia, seria lógico pensar, que em tempos de banda larga (pelo menos em países mais desenvolvidos) pensar em bites em projetos digitais online é um exagero. Talvez fosse verdade se não tivéssemos migrado para a web móvel, com novas telas, novas velocidades, novos paradigmas. Mas mesmo assim os objetivos antigos permanecem os mesmos:

Os designers visuais continuam procurando criar experiências para marcas que contratam suas agências e escritórios. O objetivo de levar o consumidor a consumir continua igual.

Todo projeto tem um mesmo objetivo: criar experiências que nos façam consumir

Como consumo eu digo: comprar serviços, produtos ou até mesmo somente uma ideia.

Quando criamos um site queremos que ele seja um bom componente na experiência positiva geral que a marca cria, mantendo seus visitantes curiosos e interessados em saber mais, mas o resultado contrário é bem comum. Quem nunca ficou irritado ou até mesmo frustrado com uma página que não carrega, um sistema online que não funciona ou um site que consome toda a sua banda diária?

Se isso já era um problema na época do domínio dos computadores de mesa, em tempos móveis, é uma questão de vida ou morte para negócios.

O Designer como propagador do SEO

É aqui que entra o trabalho do Designer. Ele tem que responder a pergunta: porque o usar esse belo visual se ele demora muito para carregar?

Você pode argumentar:

isso é problema do desenvolvedor! Ele que se vire para fazer o meu design funcionar.

Este outro trecho do artigo que citei acima esclarece a questão do ponto de vista do designer:

Eu entendo esse pensamento, porque eu me senti da mesma forma. No entanto, uma página pode carregar lentamente por causa do tamanho e quantidade de imagens que escolhemos; o número de elementos visuais e complexidade do projeto, isso é uma decisão nossa; (…). Estas são decisões dos designers. Na melhor das hipóteses, os desenvolvedores podem aplicar um pouco de magia para otimizar os projetos.

Esse é o trabalho do SEO: otimizar um projeto ao limite que ele permite ser otimizado, não existe mágica.

Hakan Nizam, diretor digital mundial, E-commerce Centro de Excelência em L’Oréal, diz que essas otimizações são muitas vezes limitadas para melhorar a velocidade em 20% para 30%. “É muito mais eficiente para entregar algo rápido se fizer parte dos critérios do projeto”, explica ele.

A Experiência nos dá o Caminho

Trabalhando em dezenas de projetos digitais cheguei a conclusão que o trabalho de otimizar sites é um componente estratégico, muito ligado aos objetivos do negócio do cliente. Se todos os envolvidos no projeto tem conhecimentos básicos de SEO, as decisões tomadas desde o início vão contribuir para projetos que performam bem em buscas.

“Princípios de design são absolutamente críticos. A maioria dos comerciantes têm um longo caminho a percorrer.”

Qualquer trabalho criativo lida com a relação entre liberdade vs limitações. Muitos acham, principalmente os iniciantes, que um trabalho onde estamos totalmente livres é o mais fácil. Se enganam. Depois de passarmos por várias experiências entendemos que ter limites, ao invés de tolir, expande a criatividade. Eu pessoalmente acho que quando um projeto tem barreiras e impedimentos claros, nos esforçamos ao máximo para, criativamente, contornar esses problemas e fazer o melhor.

Os Designers devem ser os mestres em ultrapassar os limites!

Projetistas de interface, Analistas de Experiências, UX Designers, os nomes podem variar conforme o viés ou a vontade de criar terminologias específicas. Mas todos devem ser capazes de criar experiências agradáveis, seja no bom e velho desktop ou em aparelhos móveis.

Sites que sejam rápidos, bonitos e que entreguem informação sem colocar obstáculos à frente do usuário.

Então, respondendo a pergunta, do meu ponto de vista. sim o designer é responsável por vários aspectos do projeto digital, entre elas a velocidade do site.

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Analista SEO

Sou um daqueles que ama o que faz, que tem nas veias, junto com sangue, zeros e uns. Membro do Google+ Create em Português.
Ler, escrever, fotografar são minhas paixões que me fazem querer contar cada vez mais histórias incríveis.
Sou publicitário de formação e Web de paixão. Atualmente trabalho como Analista de Otimização de websites para buscas (SEO), redator webGestor de Conteúdo.

Home     Serviços     Sobre     Contato     Privacidade     Termos

Rua Fernandes Vieira, 608 Porto Alegre, RS, Brasil

contato@projetomeusite-com-br.umbler.net

Parceria

Share This